Um Resumo da história da arte Chinesa

Dinastia Shang

Foi entre 1711 a.C. e 1066 a.C. A arte se sobressaía com a produção vasos feitos com bronze, que apresentavam significados religiosos e tinham elementos decorativos ricos e desenhos refinados. As tumbas revelaram uma grande variedade de cerâmicas (grandes e pintadas) que eram provavelmente urnas funerárias e taças de argila negra polida. Alguns dos desenhos possuem formas de animais e de pássaros.

Dinastia Qin

Foi entre 221 a.C e 206 a.C. Nesse período, foram produzidos vasos de cerâmica e elementos de bronze e jade, além da criação de esculturas e peças feitas em terracota. O destaque do período era a unificação do país.

Dinastia Han

Foi entre 206 a.C. e 220 d.C. Nesse período, a arte chinesa refletiu a religião pois o principal destaque do período foi o budismo. Essa dinastia ficou marcada pela evolução artística relacionada a motivos ritualísticos, funerários e mitológicos e a reprodução de imagens de Buda.

Dinastia Tang

Foi entre 618 e 907, esse período ficou conhecido como “Idade de Ouro”, devido à estabilidade econômica. Assim, impulsionou uma série de manifestações artísticas, como a pintura chinesa, o artesanato, a música e produção em cerâmica.

Dinastia Song

Foi entre 960 e 1279, nesse período, a pintura estava em alta e havia uma revolução na técnica de pintura semelhante a do impressionismo, uma novidade estética no período.

Dinastia Ming

Foi entre 1368 e 1644. Esse período ficou marcado pela arte decorativa e pela elevada qualidade técnica da pintura chinesa e da cerâmica.  Essa fase também ficou conhecida pela introdução de novas técnicas relacionadas à porcelana, principalmente pela pintura vitrificada, que contribuiu muito para o caráter decorativo desse material.

Referências

Arte oriental, História da Arte, Arte na Antiguidade, História da Arte II, Arte oriental, História da China.

Outra fonte: PDF Introdução à Arquitetura de Interiores – Antonio Castelnou

Estilo oriental https://www.historiadomundo.com.br/japonesa/arte-e-arquitetura-japonesa.htm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s