
Oi! Estou compartilhando meus estudos de arte e arquitetura aqui no blog com vocês. 😀 Será uma série de posts, o link do guia está aqui.
O período Antigo
O período antigo vai desde a Antiguidade (entre século VIII a.C. e o século V d.C) até o final da Idade Média (entre os séculos V e XV).
Características desse período
- Ênfase em questões técnicas
- Arquitetura de interiores como atividade anônima
- Valorização de superfícies e escassez de mobiliário
- Forte relação entre decoração e poder relógios
- Busca de interiores práticos e seguros
- Uso de materiais naturais e técnicas artesanais
Estilos que compõem esse período
(em breve todos estarão com links)
Estilo Oriental | Estilo Mesopotâmico | Estilo Egípcio | Estilo Celta e Germânico | Estilo Fenício | Estilo Greco-Romano | Estilo Islâmico | Estilo Bizantino | Estilo Românico | Estilo Gótico | Estilo Mudéjar
O Estilo Oriental
Arte Oriental apresenta a corrente mais antiga do mundo, marcada por tradicionalismo. As influências históricas da arte oriental englobam uma variedade de religiões, conquistadores e influências culturais.
O estilo possui algumas características marcantes, como:
- a introdução de técnicas variadas (pintura, cerâmica, etc);
- a serenidade e delicadeza;
- a rigidez de valores estéticos;
- a busca pela harmonização com o universo;
- a valorização da arquitetura religiosa;
- minimalismo em meio às cores
- a elegância
A arte oriental caracteriza-se por estar ligada à vida. O conceito de belo está ligado ao cotidiano, onde o homem está em harmonia com sua natureza. O seu objetivo não era a representação, mas sim a expressão.
Todos os elementos que compõem uma pintura oriental têm o mesmo valor dentro da composição. Diferente do ocidente, que usa a perspectiva linear, A arte oriental usa a perspectiva paralela (ou aérea), que é marcada pela sobreposição dos planos – não respeitando exatamente os planos e a perspectiva que estamos acostumados.

A arte chinesa passou por diversas fases, que foram separadas por Dinastias. Para ler cada uma com calma, clique aqui. Mas a arte chinesa foi composta, principalmente, por vasos de bronze e de cerâmica, esculturas de terracota, peças do buda e a pintura.
Arte Chinesa & Arquitetura
As construções orientais mostram-se muito conectadas com a harmonização com os cosmos, sendo a arquitetura uma integração entre a construção e a paisagem, de forma equilibrada. As formas quadradas representam a terra e todas as formas arredondadas representam o céu.

Influência da arte Chinesa na Arquitetura e Design de Interiores Contemporânea
Referências
Arte oriental, História da Arte, Arte na Antiguidade, História da Arte II, Arte oriental, Introdução à Arquitetura de Interiores – Antonio Castelnou.