Se você ama plantinhas dentro de casa e é preguiçoso para cuidar delas, essa espécie foi feita para você.

Popularmente conhecida como Jiboia, ou falando difícil Epipremnum pinnatum, essa planta é uma trepadeira de folhagem muito vistosa, com folhas em formato de coração. Por sua fácil adaptação a diversos ambientes e fácil cultivo, ela é muito utilizada para decoração internas.

Em Jardins, é necessário tomar cuidado na hora de plantar por ser uma planta invasora. Ela ganhou o apelido Jiboia por se enrolar na outras plantas, igual a cobra faz. 😉 Mas em vasos, é só sucesso. Vamos aos 5 motivos para se ter em casa:

// 01 Mais fácil de cuidar impossível.

A Jiboia consegue se adaptar a ambientes de sol, meia sombra e sombra. Também consegue tolerar ar condicionado, apesar de não gostar muito. Por ser uma planta de fácil adaptação, você não precisa ficar extremamente preocupado em onde colocá-la em sua casa. É claro, se o ambiente for desfavorável ela irá ter um crescimento mais lento e não ficará tão bonita como de costume. Mas só de poder te-la em vários locais já é um incrível.

Aqui em casa tenho essa planta nos três ambientes, e a que mais se desenvolve é a que fica em meia sombra (local com luz, mas sem sol direto).

esse vaso só tem água

// 02 Você pode plantar ela na água ou terra.

Dizem que cultivar suculentas e cactos é fácil, mas se você encharcar demais essas plantas elas apodrecem. Já as Jiboias, você pode planta-las direto na água (trocar a água do vaso 2 vezes por semana) ou do modo convencional, na terra. A rega dessas plantas depende do clima, mas costumo regar as minhas que estão na terra a cada 3 ou 4 dias.

// 03 São plantinhas lindas e versáteis.

A beleza é sim um motivo para te-la e não deixarei de fora. Além que elas possuem alguns tipos de desenhos de folhas, alguns tons de verdes diferentes e dependendo da forma como plantada, elas podem se tornar pendentes ou arranjos. Para fazer arranjos, você deve colocar uma estaca no vaso. A jiboia vai se enrolar na estaca.

// 04 Reprodução simples e crescimento rápido.

Para duplicar suas Jiboias, basta fazer um corte diagonal no caule e colocar ela na água por algumas semanas. As raízes irão soltar e você poderá replantas. Cada corte se tornará uma muda nova. O crescimento dessa planta é bem rápido, principalmente no verão.

// 05 A Jiboia é uma planta purificadora de ar.

Por último mas não menos importante, a Jiboia tem o poder de purificar o ar. Ela ajuda na remoção resíduos tóxicos de benzeno.

Porém… cuidado com seus gatos, essa espécia é tóxica para animais domésticos. Minhas gatinhas nunca comeram, mas se seu gato tem esse hábito, evite. 😉

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s