Você não precisa ser fotógrafo profissional para tirar fotos legais. Entender o basiquinho de iluminação já te fazer tirar fotos muito melhores, além de entender porque x coisa está acontecendo. Vamos as dicas!

01 // Porquê a primeira dica é sempre tirar fotos de dia?!

Vou tentar explicar sem entrar na parte técnica da coisa. A fotografia é essencialmente sobre captação de luz. E o que tem pouco de noite? Isso mesmo, luz. Nossos olhos se esforçam mais pra enxergar de noite, assim como seu celular/câmera.

Quando seu equipamento se esforça muito para enxergar (entre outros pontos que não cabem nesse post), ele te entrega uma foto de má qualidade.


Imagine que você é sedentário e quer correr 30min. Para fazer esse esforço, você vai suar muito, passar mal e talvez não conseguir. Agora, imagine que você é um atleta e quer correr 30min. Ele vai conseguir com menos esforço porque tem um “corpo melhor/mais preparado”, certo? Esse mesmo incrível paralelo serve para câmeras.


Quando a câmera se esforça muito (e não tem um corpo “melhor”, nem técnicas que ajudem…), o resultado vai ser uma foto ruim. Esse ruim engloba colocar pontos coloridos (ruído), trocar cores, retirar definição de detalhes e vários outros problemas que costumamos odiar.

Eu não irei enganar, é claro. Quanto melhores as câmeras (corpos, whatever, já estou ficando confusa com essa analogia) são, mais elas aguentam se esforçar, entregando assim resultados melhores. Eu não estou falando pra ninguém comprar câmeras absurdas, calma. Você também precisa ter em mente que um corpo bom por si só também não faz muito. Se você não treinar, independente do corpo (câmera, celular…) que tenha, você não alcançará os seus melhores resultados, dentro dos seus próprios limites.


“Ok entendemos, pam! E como melhoro minhas fotos com essa informação?”


Ajudando sua câmera a fazer menos esforço e enxergar melhor. Como? Bem, dando luz! Se puder dar preferência, tire fotos de dia. O dia está cheio de luz. Ao contrário da noite. Se não puder, calma que vou te ajudar na dica 3.

02 // Como melhorar suas fotos na luz do dia.

Ok, vamos começar com alguns conceitos para você entender o que está acontecendo na tua foto.

Luz direta (dura) vs Luz indireta (difusa)


Não tem luz feia ou errada nesse caso, cada topo possui uma estética.
De modo geral, a luz difusa vai fazer uma foto mais agradável, porque ela tem menos diferença de variação de luz. Ela também é mais fácil de lidar. A luz dura é mais impactante e difícil de manipular, além que ela pode também fazer sobressair coisas que você talvez não queira, como poros na pele. A difusa deixa a pele mais neném. 🙂

Luz difusa (indireta) : Atrás da janela, na sombra da árvore…

Luz dura (direta): Bota a cara no sol (direto)

O que a direção da luz faz com seu rosto


A direção da luz faz sombras diferentes no meu rosto. Umas valorizam umas coisas, outras não. Virada para fonte de luz, sua pele fica iluminada e seus olhos brilhantes. A luz totalmente lateral cria sombras interessantes, mas o lado sombreado pode intensificar olheiras. De modo geral, fique de frente pra sua fonte de luz, nunca de costas. Fotos contra luz exigem alguns truques, é mais difícil.


A luz que EU mais gosto, é a difusa + levemente lateral (virada para a direção da fonte de luz). Você pode preferir outras, isso é estética. 😀

Fonte de luz

Além da direção da luz, o quão perto ou longe você está da sua fonte de luz também faz diferença, principalmente se a luz é escassa.


Se você está tirando fotos em casa (ou qualquer lugar fechado), chegue o mais próximo possível da fonte de luz. Aqui em casa é a janela, então quanto mais perto da janela melhor. (se tiver muuuita luz aí você se afasta um pouco)

03 // Como melhorar suas fotos de noite.

Já comentamos sobre o que a direção da luz pode fazer com nosso rosto, certo? Uma lâmpada bem cima da nossa cabeça da sombra nos piores lugares possíveis, realçando tudo o que a gente odeia. Dá olheira (e dependendo até cria bolsa de baixo dos olhos), dá sombra no bigodinho e excesso de luz na ponta do nariz. Nada de bom.

Como resolver isso? Você precisa arrumar uma segunda fonte de luz para iluminar seu rosto de frente, ou 45°…

Preciso comprar iluminação de estúdio pra isso? Não!!!! É qualquer fonte de luz secundária. Eu liguei o monitor do meu computador na minha cara, por exemplo. Você pode usar uma luminária também.

Se você não tem uma luminária, ta na hora da gambiarra. Compre um bocal, fio, tomada e uma lâmpada. Você também pode fazer uma soft box caseira com caixa de papelão e papel manteiga.
😀

Se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos! Se quiser tirar alguma dúvida, me envie dm no instagram @pamelawillefotografia

compartilhe esse post

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s