Meia parede, uma quadrado, uma linha, hexágonos… O Pinterest está cheios de inspirações para pintar paredes diferentonas. Louca do pinterest que sou já queria, certo? Então tive a brilhante ideia de pintar a área da TV de cinza para tentar separar o ambiente, já que aqui em casa é tudo junto (sala de estar, jantar, escritório, varanda…). Sem pesquisar muito já peguei a tinta, coloquei fita crepe na parede e pintei. Resultado: Não muito bom, linhas serrilhadas.

De longe tava tudo bem, mas de perto…. tudo serrilhado.

Depois dessa frustração li milhões de coisas na internet e teoricamente aprendi a fazer. O Pinterest novamente me mordeu e decidi que queria fazer um quadrado amarelo na porta de casa. Mas dessa vez, ficou direitinho e eu fotografei todo o processo para colocar aqui. 😀

01 // Limpe a parede

Não estou falando de esfregar com esponja, água e sabão, mas sim passar a vassoura e tirar o excesso de sujeira. Você definitivamente não quer pintar em cima de teias de aranha, mosquitos ou sujeiras grandes, porque isso vai ficar marcado na pintura. (estou supondo que sua parede esteja boa, se não, vai ter que emassar pra deixar lisa)

02 // Medindo e Marcando com a fita crepe

Para explicar, vou usar de referência o que fiz aqui em casa. Veja uma montagem no photoshop do que eu queria fazer:

Marcando com lápis e trena.

Bom, as medidas dependem do que você está fazendo, mas pegue a trena e marque vários pontos na parede com um lápis, deixando o pontilhado do seu desenho. Faça mais ponto horizontais _ que verticais |, você vai precisar na hora de passar a fita.


Para linhas horizontais – , eu marquei pontos de 37cm a partir do rodapé. As outras medidas não lembro. Mas de cima, marquei a partir do teto. As laterais a partir da porta. Ou seja: As mascações são feitas a partir de um ponto de referência fixo: O chão, o teto, a porta…


Quando terminar de marcar os pontos, vamos passar a fita crepe.

na foto a trena está torta, isso não pode acontecer. ela tem que ficar retinha sempre. (desabafo: é muito difícil ficar tirando foto enquanto faz as coisas gente kkkk)

Passando a fita crepe.

Dica primordial: A fita precisa estar inteira no linha desenho, ir de ponta a ponta, jamais corte a no meio. Os cortes da fita são sempre nas quinas.

Colocando fita na vertical | : Corte a fita maior do que o tamanho que precisa ou use dentro do rolo. Grude (bem grudado pfv) a ponta da fita no topo do desenho e desça a fita até o fim. A força da gravidade já vai deixar ela reta. Aí lá embaixo grude leve só para marcar ela na parede, depois grude de leve verificando o resto dos pontos. No fim passe a mão para deixar toda a extensão da fita bem grudada e reta na parede.

Grudar a fita na horizontal – : Na horizontal é mais difícil, por isso falei para colocar mais pontos, porque você dependerá só deles para colocar a fita reta. Corte a fita maior do que o tamanho necessário e cole as duas pontas extremas (nos pontos que você desenhou). Depois, acerte o meio em relação aos pontos desenhados. Não deixe de alisar bem no final para a fita ficar reta.

vertical
horizontal

Faça um tudo que for necessário. Quando terminar, vamos salvar o que não deve ser pintado.

03 // Salvando tudo que não deve ser pintado

Hora de embalar em casa para não sujar o que não deve. Passe fica crepe nas bordas das coisas: Batentes, caixas de luz, interruptores etc. Proteja os rodapés e portas e não tenha preguiça de tirar o espelho do interruptor. A tinta respinga! Então coloque jornal ou saco no chão. Eu protegi a porta com saco de lixo cortado. Se você tem gatos, você vai ter que fazer esse processo algumas vezes porque eles vão tirar tudo do lugar e arrancar a fita da parede. Mas acredite: Melhor ficar 15 min fazendo isso do que limpando tinta seca depois.

04 // Selando a fita para não ficar serrilhado

a massa que usei
dificuldade nível 1
a massa fica metade a parede, metade na fita.

Pegue massa corrida e passe em cima da fita, na área da parede que você irá pintar em cima. Você vai pintar por cima da massa corrida, entende? O importante é não deixar muito excesso, para não fazer crostas na parede. Coloque o suficiente de massa para fazer uma película de fita e ajudar a fita crepe na parede. Você vai fazer isso em toda a fita. Deixe secar por uns 15 minutos. Se ficar excesso de massa na parede em algum lugar, lixe um pouco para ficar liso. Sem estresse, é só massa. 😀

05 // Pinte

Para pintar, você vai precisar ler o rótulo da lata de tinta e ver o que o fabricante sugere de preparação. Algumas tintas precisam ser misturadas com água, outras não. Na pintura, você vai pintar parte da fita, não tem problema, essa é a ideia. Algumas dicas de pintura: Prefira tintas a base de água, elas não fedem. Prefira rolinho com cerdas, não aquele que é uma esponja. Não aperte o rolinho contra a parede, tenha paciência, é para alisar a parede. Não encharque o rolinho também ou a tinta vai escorrer na parede. Se a tinta escorreu, passa o rolinho em cima para pegar (sem apertar) e vai espalhando na parede. Desenhe um W e vai indo. Nos cantos é mais fácil usar pincel. A pintura nunca fica boa de primeira, eu pintei 3 vezes para ficar perfeitamente uniforme. Espere secar um pouco (ou totalmente depende da sua paciência e do tipo de tinta que escolheu) para pintar a segunda ou terceira camada. Enquanto seca, parece que a cor está diferente mas não está. É porque algumas partes secam antes que outras e isso dá diferença.

Bem, pinte tudo. Eu dei 3 camadas de tinta. Quando terminar, vamos remover a fita.

06 // Remova a fita

Para tirar a fita sem arrancar metade da parede junto, você vai precisar tirar enquanto a tinta estiver ainda molhada. Quando terminar sua ultima camada de tinta, comece a remoção da fita por onde você inciou a pintura (é onde vai secar mais rápido). Se estiver pintando uma área de pintura muito pequena e ficar inseguro quando a tinta muito molhada (medo de escorrer ou algo assim) espere secar por uns 2 min e depois tire a fita. Mas não deixe secar totalmente ou vai arrancar parte de tinta e parede junto.

Temos uma linha perfeita!

07 // Limpe todo o resto

Agora termine de tirar as fitas, os sacos e etc. Cuidado para não encostar na parede ainda molhada. Se encostar, tudo bem, passe o rolinho para consertar. Se ficar algum defeito em algum canto, pegue um pincel e ajuste esse cantinho com calma.

Resultado

Ainda vamos decorar o ambiente com calma, claro. Mas a principio está assim.

estou procurando formas de esconder a caixa de luz. 🙂

Só para arquivar: A parede cinza também foi consertada. 😀

2 comentários sobre “Como pintar uma área da parede com linhas perfeitas 〰 serrilhados nunca mais.

    1. Oi Amanda! Tudo bem e com você?

      Eu não tirei foto nem filmei enquanto consertava. Mas eu fiz basicamente a mesma coisa. Coloquei a fita em volta do cinza, passei a massa e pintei por cima depois. O único detalhe é que eu aumentei (poucos milímetros) a área cinza, para criar a nova linha externa. E claro, eu ainda tinha a lata de tinta cinza guardada, e por ser a mesma cor, eu só fiz o retoque sem precisar pintar a parede toda 😊 se não entendeu, fala comigo de novo que te envio algumas fotos kkkkk talvez faça mais sentido com imagem

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s