Todo mundo quer tirar fotos super nítidas, não é mesmo? Existem algumas formas de melhorar a nitidez das nossas fotos e nesse post separei 4 dicas (e uma bônus) para você aumentar a nitidez das fotos que tira do seu celular ou câmera.

Preguiça de ler tudo? Eu resumo!

01 // Limpe as lentes: Seu celular sempre tá sujo e isso interfere muito na foto. Veja fotos de exemplo
02 // Pare de usar suas lentes no limite: Se seu diafragma está operando no máximo de sua capacidade e a lente não te dará 100% nitidez por estar trabalhando em seu limite.
03 // Configure seu equipamento: Celulares e câmeras tem configurações adicionais. Adicione mais nitidez. Veja tutorial e mais detalhes
04 // Um pouquinho de Edição: Adicione nitidez em algum editor. Veja dicas de editores fáceis
#Bônus: Só lendo o post todo. 😉

posts relacionados

01 // Limpe sua lente

Parece bobo, mas não é. Suas fotos podem sair um pouco borradas porque as lentes estão engorduradas. Mesmo com o foco certinho, boa exposição, boa luz… a nitidez não será 100%. Nossos celulares ficam em nossos bolsos, bolsas, encaixados no cós na calça e isso tudo gera atrito. Você o pega com a mão suja, o mundo tem poeira e seu corpo suor. Sua lente vai ficar engordurada, acredite em mim. Principalmente se você tem celular com a lente para fora (assim como eu), então pronto, estará sempre sujo. A dica é: Limpe toda vez que for tirar foto. E isso vale para lente de câmera também, sempre limpe antes de fotografar. Minha 35mm faz questão de estar engordurada toda vez que pego para usar. Mas como limpar? Se estiver com camisa de algodão, use-a! Se não, qualquer flanelinha serve.

lente suja = foto borrada (foto crua, sem nenhuma edição)
lente limpa = foto nítida – e até com mais cor (foto crua, sem nenhuma edição)

02 // Pare de usar sua lente no limite

Se tem algo que eu fiz durante anos é: Se comprei uma f/1.4/1.8 eu vou usar nessa abertura sempre. Eu adoro aquele fundo desfocado e não queria tirar isso das minhas fotos de jeito nenhum, mas eu percebi que estava sacrificando a qualidade muitas vezes. Afinal, qual problema de usar minha 1.4 em 1.6, 1.8 ou 2.0? A realidade é que não muda quase nada visualmente no resultado final do desfoque e minhas fotos só ficaram melhores – mais nítidas. Eu já perdi muita foto de estúdio por causa desse 1.4 cravado. Hoje, estou transitando para tirar fotos ainda com menos desfoques e tenho gostado bastante dos experimentos. 😉

03 // Configure seu equipamento

Algumas câmeras e celulares tem a opção de configurar manualmente alguns detalhes, como aumentar ou diminuir nitidez, cor, etc. Vou mostrar abaixo como se faz no Xiaomi Note 7 e na Canon 6D. Se você possui equipamentos diferentes, busque nas configurações como faz.

no celular (xiaomi note 7)

vá em configurações
> nitidez
> coloque alto

na câmera (canon 6d)

clique em menu
> estilo imagem > set
> escolha qual você quer editar > aperte info
> nitidez (escolha apertando set)>
> aumente a nitidez.
É isso. Não gosto de por a nitidez no limite. E não esqueça de selecionar o perfil que você mexeu no final, é só apertar set em cima do perfil (quando estiver na tela da terceira foto)

04 // Um pouco de edição

Depois de tudo isso, você ainda pode dar um pouco de nitidez nos apps. Se você é no estilo preguiça, o próprio Instagram tem área de edição e lá você pode aplicar um pouco de nitidez. Mas caso queira testar um app legal para editar fotos, tente o VSCO Cam ou o Lightroom Mobile. Além da nitidez, você ainda poderá deixar a foto mais charmosa com filtros.

foto original
aplicando nitidez no VSCO
foto editada
zoom para ver melhor a diferença de nitidez

+ bônus

Aproveitando que você já está mexendo nas configurações, faça ajustes de cor também. Meu celular tirava fotos muito sem cor, daí eu configurei a saturação para alto e melhorou bastante.

cor antes
configurações > saturação > alto
cor depois

mas cuidado para não exagerar ;P

quer receber mais dicas de fotografia?

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

ao clicar quero receber, você concorda em compartilhar seu e-mail comigo.

compartilhe esse post

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s